Hiperlordose lombar

Caracterizada por uma acentuação atípica na curvatura normal da coluna, a hiperlordose lombar pode trazer dores intensas para quem possui a condição. Uma das formas mais eficazes de amenizar os desconfortos é a prática constante de atividades físicas, mas fique atento: nem todos os exercícios são indicados nesse caso.

Diferente do que algumas pessoas podem pensar, a coluna não é totalmente reta. Ela conta com curvaturas naturais, que são responsáveis pela distribuição equilibrada da carga que suportamos no dia a dia. Estudos mostram que o desequilíbrio muscular é uma das principais causas de dor na região. Sem o tônus necessário, a área fica mais suscetível à criação de padrões disfuncionais de movimento, podendo, assim, desenvolver os sintomas da patologia.

De acordo com especialistas, sem as curvas naturais a nossa coluna teria que suportar duas vezes mais peso do que suporta, dessa forma, o objetivo de uma abordagem preventiva é o reequilíbrio das curvaturas em conjunto com um tônus adaptável, promovendo ganhos progressivos de força e controle neuromuscular, sempre respeitando as características estruturais e funcionais do indivíduo.

Dessa forma, o pilates é uma excelente indicação de trabalho corporal para esse acometimento. Unindo inúmeros benefícios, a prática estimula um tratamento global, focado no fortalecimento do centro de força do corpo, ao mesmo tempo que consegue dar foco a uma região específica. Por meio de movimentos dinâmicos, possui uma vasta gama de exercícios que auxiliam no alívio da dor, melhoram o condicionamento físico, previnem lesões e alinham a postura, preparando o corpo do aluno para a execução de tarefas funcionais do cotidiano.

Na MOV o paciente já percebe ganhos nas primeiras aulas. A medida que vai restaurando a mobilidade, alinhamento, controle e força, a pessoa vai progredindo em exercícios mais complexos e divertidos, deixando a atividade cada vez mais lúdica e agradável.

Venha conhecer o nosso espaço e as nossas modalidades. Será um prazer conhecê-lo e elaborar um plano de atividades pensado para você!