Ser mãe de primeira viagem não é fácil, e justamente por concentrar tantas mudanças em um período tão curto de tempo é que o retorno à rotina pode não ser tão simples quanto se imagina. Além da questão física, que transforma o corpo da mulher antes e após a chegada do bebê (abdômen distendido, mamas maiores, quadril mais largo), o cansaço e as noites mal dormidas podem influenciar a disposição da mamãe – é aí que o pilates pode ser um ótimo aliado nesse momento.
Com movimentos específicos, o pilates voltado para o pós-parto trabalha exercícios que fortalecerão o assoalho pélvico e a musculatura abdominal profunda. Devido ao crescimento do bebê e ganho de peso da mulher, as alterações sofridas nestas duas áreas durante a gestação são muitas, por isso é importante ter em mente que este é um processo longo, que pode levar de seis meses a um ano, dependendo da condição física de cada pessoa.
A avalanche de hormônios, também característica da gravidez, pode deixar os ligamentos mais frouxos. Dessa forma, é imprescindível trabalhar exercícios que os fortaleçam e tragam mais segurança para as mães durante o dia. Postura e força também serão estimuladas durante as aulas, minimizando os desconfortos gerados pelo aumento de peso. Exercícios focados na respiração são de extrema importância, visto que é necessário reeducar o diafragma da mulher.
Vale ressaltar que, geralmente, os exercícios podem ser retomados em média 45 dias após parto, mas você não deve iniciar qualquer prática esportiva sem antes consultar o seu obstetra. Com a liberação do médico em mãos, é só dar uma passada no nosso estúdio para conversar com as nossas instrutoras. Aqui na MOV temos profissionais experientes e prontos para lhe atender nesse momento tão especial da sua vida.