Pilates e cólicas menstruais

A modalidade pode aliviar os desconfortos causados pela TPM e pelas cólicas menstruais

Velha conhecida das mulheres, a cólica menstrual é capaz de transformar um dia comum em um verdadeiro pesadelo. Em suas diversas formas de manifestação, ela pode gerar desconfortos com variados graus de intensidade, que podem ir desde um incômodo leve até o de mais intensidade, comprometendo as tarefas diárias.

Associadas, durante muitos anos, às condições emocionais e psicológicas da mulher, as cólicas menstruais, cientificamente denominadas “dismenorréias primárias”, são na verdade consequência da contração do útero no caso de não-fecundação do óvulo.  O tratamento popular se dá pela ingestão de medicamentos específicos, mas você sabia que é possível aliviar as temidas dores com a prática do pilates?

Por trabalhar bastante a musculatura da região, a prática do pilates traz inúmeros benefícios para as mulheres que sofrem com as cólicas menstruais. Dessa forma, quando o útero se contrai para expelir o sangue, ou mesmo durante a TPM, encontra um tônus mais firme, o que gera melhor sustentação e evita as dores características do período.

Além disso, a prática da modalidade estimula o melhor funcionamento dos órgãos da região pélvica e extra-pélvica, como útero, trompas, bexiga e intestino, aliviando as dores, que, nos casos mais graves, podem irradiar para pernas e costas. Quando  o pilates é associado a uma alimentação saudável e balanceada, seus ganhos são ainda maiores.

Vale ressaltar que, mesmo diante de um quadro tão positivo, os exercícios realizados durante o período menstrual devem ser menos intensos – se houver esforço em excesso, o resultado pode ser o oposto do esperado. E lembre-se: caso as dores durante o período menstrual sejam muito fortes e constantes, procure um médico.

Venha conhecer a equipe MOV. Nossa expertise nos permite elaborar um plano que atenda totalmente as suas necessidades.