OS Três Pilares que motivam a Prática do Pilates

 

O método Pilates é procurado por muitas pessoas para melhorar a qualidade de vida e aprimorar a aptidão física. Esses são, sem dúvida, objetivos do método! Mas quais são os pequenos passos que levam a esses objetivos tão amplos?

Pensar em três pilares principais ajuda a entender um pouco melhor a prática do Pilates e porque ele traz tantos benefícios para o corpo. Vamos a eles…

Pilar número 1: CONSCIÊNCIA CORPORAL

O Pilates é conhecido mundialmente pela sua capacidade de conexão entre o corpo e a mente. Nos atendimentos a consciência corporal é constantemente trabalhada para que você possa desenvolver a capacidade de perceber seu corpo, entender os seus limites, os movimentos que consegue realizar e o quanto pode desafiar seu corpo.
(AQUI tem mais detalhes sobre percepção corporal)

.

Pilar número 2: ALINHAMENTO POSTURAL

A rotina de trabalho e os vícios posturais ao sentar, deitar, ficar em pé e caminhar podem provocar compensações não desejadas como, por exemplo, tensões e sobrecargas. Com exercícios do método Pilates você poderá conquistar, gradativamente, o alinhamento mais funcional e desenvolver maior resistência do sistema  tônico postural para manter esse alinhamento durante sua rotina.

Pilates e Qualidade de Vida - Ilustrar movimento do Pilates que fortalece o sistema tônico postural
Fortalecendo o sistema tônico postural.

.

Pilar número 3: EQUILÍBRIO MIOFASCIAL

Pilates e Qualidade de Vida - Mostrar um exemplo de movimento que promove alongamento dinâmico e libera cadeias miofasciais

E ainda, através do Pilates, podemos estimular o corpo em áreas adormecidas com movimentos que ampliam as capacidades motoras.
Porque o repertório do método trabalha todos os tipos de contrações musculares (concêntricas, excêntricas e isométricas). As sequências fluidas e contínuas promovem o alongamento dinâmico, liberam as cadeias miofasciais, ajudam o corpo a equilibrar as transmissões de força e aumentam as possibilidades de adaptação.


Unir os três pilares significa ativar a INTELIGÊNCIA DO CORPO para deixá-lo mais preparado para se adaptar às exigências cotidianas sem provocar dores ou lesões.

Portanto, fazer Pilates é mais um passo para a conquista da qualidade de vida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualidade de vida é a percepção que uma pessoa tem de se inserir no contexto cultural e de valores, envolvendo “o bem estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais”. (FONTE)

Acima de tudo, a prática de Pilates REGULAR E BEM ORIENTADA otimiza esse processo, trazendo esses ganhos com muito mais rapidez. Pois todo o trabalho estará pautado no padrão individual de movimento, fornecendo ao corpo as referências para retornar ao equilíbrio, à saúde e ao bem estar.

Pilates e Qualidade de Vida - Mostrar como a MOV cuida da evolução pessoa de cada cliente.

Se você ficou interessado nesta abordagem, entre em contato conosco. Aqui na MOV, todos os atendimentos, mesmo sendo em dupla, trazem essa qualidade de olhar para o indivíduo, sua história de movimento e sua evolução pessoal.