thumb image

Treine sem lesões

Publicado em 20 de março de 2019, por espacomov. Nenhum comentário.
.

Como alguns cuidados básicos podem te ajudar a praticar exercícios sem se machucar

O início do ano é aquela época em que as pessoas costumam escolher para dar início a diversos projetos, entre eles a prática de atividades físicas. No entanto, por serem realizadas, muitas vezes, sem a orientação e acompanhamento adequados, elas podem gerar lesões musculares dos mais variados níveis. Pensando nisso, listamos aqui alguns cuidados que devem ser constantemente observados para que a busca por uma vida mais saudável não acabe trazendo uma grande dor de cabeça. Confira!

– Use roupas e calçados adequados

Por mais que possa parecer sem importância, a escolhe dos trajes adequados para a prática de exercícios é muito importante. Roupas muito apertadas, por exemplo, não deixam o corpo respirar e ainda podem causar alergias na pele e o acúmulo de suor pode contribuir para o aumento de bactérias e fungos.

Escolha sempre peças leves e confortáveis, que facilitem a transpiração. Os calçados também merecem atenção: use tênis próprios para a prática de exercícios, e esteja atento a detalhes como amortecimento, pisada, sustentação, etc.

Aquecimento

Visando a preparação do músculo, é importante que o praticante realize um aquecimento antes de iniciar a atividade. A realização de movimentos articulares envolvendo as principais regiões do corpo vão auxiliar tanto na prevenção quanto na melhora da performance da atividade pretendida. Uma sequência de movimentos antes e depois do exercício irá evitar as temidas lesões e as dores musculares tardias.

 – Dê ouvidos aos sinais do seu corpo

O corpo humano é tão perfeito que avisa quando percebe que algo não vai bem. Por isso, escute os sinais que ele dá.  Ao menor sinal de dor, desconforto ou qualquer outra aparente anormalidade, pare e transmita o ocorrido ao seu instrutor. Ele saberá avaliar a situação e irá indicar o melhor a ser feito. Caso o incômodo permaneça, procure um médico.

– Descanse!

Por mais que soe estranho, o descanso é uma das partes mais importantes da prática de qualquer atividade física. É nesse momento que os músculos irão “respirar” e ganhar massa, fazendo com que todo o esforço comece a fazer efeito. Faça pequenas pausas entre as séries de exercício e não sobrecarregue os músculos, trabalhando os mesmos membros em dias alternados, por exemplo.

– Hidrate-se

A mais básica de todas as dicas é a responsável por manter os nutrientes na corrente sanguínea durante a atividade e, com isso, eliminar o dióxido de carbono por meio da respiração: tome muita água!

– Cuide da alimentação

A alimentação é outra parte muito importante. A ingestão de alimentos saudáveis e, preferencialmente, não industrializados responde por boa parte dos resultados obtidos e ainda faz com que o corpo esteja mais bem preparado, o que reduz o risco de lesão durante as atividades.

Gostou das dicas? Venha fazer uma visita à MOV e confira todas as modalidades que temos por aqui. Com certeza você irá encontrar algo que atenda aos seus desejos e necessidades!

.

0 Comentários

Gostou? Deixe o seu comentário!






Gostaríamos de contar
as novidades para você.

41 3082 9400 41 9 8802 8049

contato@espacomov.com.br
-
Avenida Nossa Senhora da Luz, 2739 - Jardim Social - Curitiba - PR