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Treinamento funcional: uma modalidade para quem busca resultados efetivos

Publicado em 13 de julho de 2018, por espacomov. Nenhum comentário.
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Ao trabalhar funções do corpo, visa preparar o indivíduo para tarefas básicas do dia a dia

Bastou que celebridades começassem a falar sobre sua eficiência que ele logo virou febre nacional. Com a promessa de resultados rápidos, o treinamento funcional pode ser encontrado em quase todas as academias, mas é importante estar atento às suas indicações e particularidades antes de optar pela modalidade.

Diferente do que alguns podem pensar, o TF não foi criado para fins estéticos. Como o próprio nome diz, o treinamento funcional está diretamente ligado às funções que o corpo humano é capaz de realizar. Caminhar, correr, pular, abaixar, empurrar, puxar, e levantar peso são atividades praticadas diariamente por todos nós.  Assim sendo, o objetivo da modalidade é trabalhar movimentos triviais do dia a dia, visando o fortalecimento da musculatura e articulações, aumento da resistência, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, além de proporcionar ganho de força e auxiliar no tratamento de dores crônicas. Ele também ajuda a previnir lesões, gera melhorias cardiovasculares e pode reduzir o percentual de gordura do corpo. Como consequência da prática, a modelação do corpo vem com o tempo e vai variar de acordo com as condições físicas de cada praticante.

Focado no core, centro de força do corpo, o treinamento funcional trabalha as funções corporais e busca trazer de volta a qualidade de vida no dia a dia das pessoas. Além de fatores como sexo e idade, o desenvolvimento do aluno nas aulas também irá depender de seu histórico. Aqueles que já possuem o hábito da prática esportiva terão mais facilidade de adaptação, mas isso não quer dizer que quem nunca entrou em uma academia não possa se aventurar na modalidade: dependendo do condicionamento físico de cada um, o gasto médio em uma hora de aula pode chegar a 800 calorias.

Como toda atividade física, a indicação geral é de que a sua prática seja realizada três vezes por semana, no entanto, o ideal é que o profissional faça uma avaliação personalizada de cada aluno, levando em consideração seus objetivos, necessidades e limitações, para, dessa forma, definir a frequência e intensidade dos exercícios mais adequada para cada indivíduo. Vale ressaltar que quando combinado com outra atividade, como o pilates ou gyrotonic, o trabalho corporal se torna mais diversificado, e traz um resultado bem interessante, dependendo da intensão e do condicionamento físico da pessoa.

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