thumb image

Pilates na terceira idade

Publicado em 30 de julho de 2018, por espacomov. Nenhum comentário.
.

Aumento do equilíbrio e autonomia são apenas alguns dos benefícios promovidos pela modalidade

Com o passar dos anos, é natural que surjam limitações funcionais devido ao avanço da idade. Entre os motivos mais comuns estão a perda de massa muscular e diminuição da força, bem como a diminuição da densidade mineral óssea, que podem gerar diversas patologias. É aí que entra a importância da prática de exercícios na terceira idade.

Por ser gradativo, o processo de envelhecimento ocasiona diversas alterações no corpo, que vão surgindo pouco a pouco. Elas podem ser funcionais, psicológicas ou mesmo biológicas e acabam por afetar diretamente a realização de tarefas rotineiras, antes tão comuns no dia a dia das pessoas. Além disso, ele acaba trazendo consigo a probabilidade de despertar doenças crônicas como osteoporose, hipertensão, diabetes, entre outras.

Na contramão do que era praticado no passado, quando se aconselhava que idosos evitassem esforços físicos, atualmente a regra é outra: a prática de exercícios deve ser constante, não havendo contra-indicação etária, e sempre respeitando as limitações de cada pessoa. Pesquisas comprovam que atividades físicas são responsáveis pela melhora da qualidade do sono, das funções cognitivas e memória recente. Indicam diminuição do grau de depressão, redução do risco de câncer de cólon, próstata, reto e mama, e retardam quadros de demência.

A prática do pilates na terceira idade não é diferente. Uma das modalidades mais recomendadas para a faixa etária, ele trabalha diversos fatores que acometem os pacientes idosos, tratando alguns enquanto previne outros. Entre os benefícios estão a atenuação de dores causadas pelo desgaste ósseo, correção da postura, fortalecimento corporal, visto que o mesmo tende a se tornar mais frágil e vulnerável com a idade, estimula o aumento da flexibilidade e equilíbrio, evitando quedas e, consequentemente, as lesões comuns nessa fase, promove o aumento da consciência corporal, melhora a atenção e concentração, evita doenças e auxilia na reabilitação de patologias já existentes, além de proporcionar bem estar e permitir que o idoso volte a sociabilizar, evitando assim quadros depressivos, também muito frequentes na idade.

Idade não é desculpa para não cuidar de si. Venha nos fazer uma visita e conhecer um pouco do nosso trabalho. Será um prazer atendê-lo e programar para você uma grade de atividades que se encaixe perfeitamente no que você deseja (o seu corpo necessita).

.

0 Comentários

Gostou? Deixe o seu comentário!






Gostaríamos de contar
as novidades para você.

41 3082 9400 41 9 8802 8049

contato@espacomov.com.br
-
Avenida Nossa Senhora da Luz, 2739 - Jardim Social - Curitiba - PR