thumb image

Pilates e esportes

Publicado em 19 de fevereiro de 2019, por espacomov. Nenhum comentário.
.

Como a modalidade pode ajudar a prevenir lesões em atletas

A prática de qualquer esporte requer um preparo prévio do corpo. A falta de capacitação ou do hábito de uma rotina de exercícios pode acabar gerando lesões nos atletas de primeira viagem e, mais uma vez, o pilates aparece como uma excelente forma de preparar e condicionar o corpo.

Utilizado na reabilitação de soldados de guerra e aplicado a boxeadores na década de 20, não é de se espantar que o pilates ainda hoje seja oferecido como um poderoso aliado no preparo do corpo para a prática de esportes. Por meio dos movimentos criados por Joseph Pilates, a modalidade promove o alongamento e o fortalecimento muscular e, com isso, confere mais segurança na realização dos movimentos cotidianos para todos os seus praticantes, especialmente os atletas.

E por que o  pilates é tão importante para os amantes do esporte? Em primeiro lugar, é importante ter em mente as nececissades dos atletas. Mesmo que isso varie muito de acordo com o esporte praticado, existem algumas necessidades comuns à grande maioria. Para eles que precisam usar sua energia e intensidade da maneira correta, em busca de melhor rendimento, resultado e segurança, o pilates trabalha concentração, respiração, ritmo, controle e equilíbrio, além de estimular a integração do corpo.

A união de tantos benefícios, aliada à consciência corporal estimulada pela prática da modalidade, é de extrema importância para os atletas. Promovendo um condicionamento físico adequado, o pilates desenvolve mais segurança na execução dos movimentos, que, por serem normalmente ações de impacto ou de repetição, podem acabar gerando lesões em corpos não preparados, sejam  musculares ou articulares.

Além de também poder reduzir o tempo de recuperação de possíveis lesões, vale lembrar que seus pilares – flexibilidade, força, coordenação e resistência – são pontos importantes na prática de esportes, fazendo com que as duas atividades sejam complementares e altamente benéficas.

É importante frisar que diante de tantos benefícios, o Pilates, hoje, é uma modalidade mundialmente difundida, e dentro deste universo ela é dividida em duas escolas: as clássicas e as contemporâneas. Enquanto as primeiras trabalham exclusivamente o repertório original proposto por Joseph Pilates, seguindo seus respectivos protocolos, princípios, repetições, entre outros, as vertentes contemporâneas buscam atrelar a prática a pesquisas mais recentes, agregando novos movimentos e diretrizes, sem deixar de lado o conceito do método.  Vale ressaltar que as duas escolas foram criadas pelos “elders”, discípulos de Joseph Pilates.

Está pensando em começar a praticar algum esporte mas ainda não se sente preparado? Já é atleta mas acha que precisa melhorar seu condicionamento? Venha conhecer nosso espaço e descubra tudo o que a MOV pode fazer por você. Com profissionais formados pelas escolas de Stott Pilates, Physio Pilates e Physicalmind Institute, trabalhamos com a linha contemporânea e buscamos integrar as suas necessidades cotidianas com a prática da modalidade, visando sempre o seu bem-estar físico e psicológico.

.

0 Comentários

Gostou? Deixe o seu comentário!






Gostaríamos de contar
as novidades para você.

41 3082 9400 41 9 8802 8049

contato@espacomov.com.br
-
Avenida Nossa Senhora da Luz, 2739 - Jardim Social - Curitiba - PR