thumb image

Movimente-se e alivie as dores durante o inverno

Publicado em 28 de junho de 2018, por espacomov. Nenhum comentário.
.

Desconfortos gerados pelas baixas temperaturas podem ser minimizados com a prática de exercícios

Não é só de mantas, casacos confortáveis e bebidas quentinhas que se faz o inverno. A chegada da estação que derruba drasticamente as temperaturas pode gerar desconfortos físicos, especialmente para alguns grupos de pessoas, como idosos e pacientes acometidos por dores crônicas.

Com a chegada do inverno não é difícil encontrar quem se queixe com o aumento ou surgimento de crises de dor. Existem diversos motivos pelos quais o corpo humano pode apresentar maior sensibilidade nesta época do ano: contrações musculares, alterações na pressão atmosférica e umidade do ar, rigidez dos tecidos das articulações ou contração das veias (diminuindo a irrigação sanguínea para os membros, podendo aumentar a pressão sobre os nervos) – tudo ocasionado pelo frio.

 Pessoas com fraturas ou lesões ósseas recentes também costumam relatar aumento da dor em épocas frias – isso acontece pois, quando quebramos um osso, os sensores presentes na área machucada se tornam mais suscetíveis aos estímulos dolorosos. Outra teoria explicada por especialistas é a influência de fatores psicológicos nas reações físicas, visto que esses podem tornar a dor mais ou menos intensa, dependendo da condição psíquica de cada um.

Felizmente existem formas de evitar ou minimizar os possíveis incômodos trazidos pelo inverno. A prática de exercícios, além de ajudar o corpo a se aquecer, mantém membros em movimento, evitando a rigidez muscular e estimulando a produção do líquido sinovial, responsável pela lubrificação das articulações. O Pilates, por exemplo, é uma das modalidades mais indicadas para quem sofre com o aumento de dores nesta época do ano – além de proporcionar uma maior percepção corporal, ele atua na melhora do controle neuromuscular e equilibra as forças díspares nos nosso corpo – através de exercícios que trabalham força, controle motor, mobilidade e qualidade de movimento.

Venha conhecer todas as modalidades trabalhadas na MOV e agende uma avaliação para descobrir qual delas melhor se adapta a você!

.

0 Comentários

Gostou? Deixe o seu comentário!






Gostaríamos de contar
as novidades para você.

41 3082 9400 41 9 8802 8049

contato@espacomov.com.br
-
Avenida Nossa Senhora da Luz, 2739 - Jardim Social - Curitiba - PR