thumb image

Como cuidar das dores após realizar exercícios

Publicado em 14 de janeiro de 2019, por espacomov. Nenhum comentário.
.

Não é incomum ouvirmos relatos de pessoas reclamando de dor após a realização de atividades físicas. Mas, ao contrário do que se possa imaginar, elas não são uma consequência exclusiva do sedentarismo. Muitas podem ser as causas, e devemos estar atentos para saber identificá-las corretamente e, assim, tratá-las.

Como se sabe, as diferentes práticas de atividades físicas provocam diferentes reações em cada corpo, e, assim como os resultados divergem, o mesmo pode acontecer com as dores. Mas como distinguir as causas de cada uma?

Existem dores que são decorrentes do trabalho muscular, e que podem variar dependendo da intensidade. Quando o praticante relata o desconforto logo após a atividade, por exemplo, isso é considerado comum. Mas se a dor aparece após 24 horas e com intensidade, então este pode ser um indicativo de que a capacidade de exercício foi excedida, caracterizando uma lesão muscular.

Outro fator importante está diretamente relacionado com as condições corporais de cada praticante. Muitas vezes, ao longo da vida, adquirimos o chamado déficit de mobilidade, que pode gerar padrões incorretos de movimento. Em outros casos, ele pode ser decorrente de algum problema estrutural. O que isso significa? Diante de um padrão equivocado de movimentos, nosso corpo acaba por mobilizar, automaticamente, os músculos errados. Se isso já é negativo para as atividades mais corriqueiras, quando do início de uma nova atividade física o problema se potencializa, e traz à tona um quadro que, até então, não incomodava. Nesses casos, é importante reprogramar o movimento ou mesmo criar condições melhores para tal, a partir da identificação dos déficits em questão.

Um programa de progressão de atividade física bem orientado é primordial para lidar com dores desse tipo. Um trabalho que vise a mobilidade adequada, ou seja, nem o excesso e nem a falta dela, unido a um programa que adeque exercícios executados com diferentes tipos de força é a alternativa ideal para manter o corpo livre de dores e ainda ter inúmeros ganhos para a saúde.

Venha conhecer a equipe MOV e descobrir as modalidades que se encaixam perfeitamente no que você precisa.

.

0 Comentários

Gostou? Deixe o seu comentário!






Gostaríamos de contar
as novidades para você.

41 3082 9400 41 9 8802 8049

contato@espacomov.com.br
-
Avenida Nossa Senhora da Luz, 2739 - Jardim Social - Curitiba - PR