thumb image

Alongamento – os prós e contras da atividade

Publicado em 19 de novembro de 2018, por espacomov. Nenhum comentário.
.

Indicado para algumas situações e contra-indicado em outras, a atividade traz inúmeros benefícios quando praticada corretamente

 

Se perguntarmos à qualquer pessoa de que forma ela se prepara para o início de uma atividade física, ou como ela finaliza uma série de exercícios, é bem provável que a resposta seja: “alongamento”. Mesmo sendo uma prática muito comum, existem discussões acerca da sua eficácia. Será que o alongamento é mesmo indispensável nessas duas ocasiões?

Por muito anos, era lei: antes de começar qualquer exercício era preciso se alongar. A ideia era de que, ao fazer isso, o paciente teria seu desempenho potencializado, bem como evitaria possíveis lesões. No entanto, especialistas da área já discutem há algum tempo sobre a validade desse conceito, e acreditam que, dependendo do momento e da intensidade, o alongamento pode até prejudicar a condição física do indivíduo.

Portanto, é importante explicar o que o alongamento faz com o nosso corpo. Como o próprio nome já diz, a modalidade busca promover a elasticidade e aumentar a amplitude muscular, fazendo com que o músculo ganhe comprimento nas suas fibras. Dessa forma, ao combinar o alongamento com outra atividade física pode intensificar o stress muscular, aumentandoo as chances de lesões, ao invés de minimizá-las. No entanto, isso não significa que ele deva ser descartado. A prática do alongamento leve e de baixa intensidade, por exemplo, pode ser feita sem maiores riscos, desde que seja orientada por um profissional.

Quando praticado isoladamente, ou seja, sem estar associado à prática de outra modalidade na sequência, o alongamento é extremamente benéfico. A primeira indicação é que o paciente programe suas sessões de forma intercalada a de outros treinos.

Considerando a elasticidade muscular, conforme explicado anteriormente, as sessões de alongamento promovem melhora na postura, aumentam a flexibilidade, ativam a circulação sanguínea e ajudam no relaxamento, mas é importante estar sempre atento aos sinais que o corpo dá. Nunca exceda os limites em busca de um desempenho mais pesado ou de resultados mais rápidos: o organismo possui seu próprio tempo para adaptar-se às mudanças e apressá-lo só trará prejuízos para você.

Aqui na MOV temos profissionais preparados para atendê-lo sempre que você precisar. Venha nos fazer uma visita, conhecer nossa equipe e se encantar pelo nosso trabalho. Temos certeza de que aqui você irá encontrar algo que te mova!

.

0 Comentários

Gostou? Deixe o seu comentário!






Gostaríamos de contar
as novidades para você.

41 3082 9400 41 9 8802 8049

contato@espacomov.com.br
-
Avenida Nossa Senhora da Luz, 2739 - Jardim Social - Curitiba - PR